top of page

E SE O SEU CHEFE FOSSE O PAULO BENTO?

  • Rosa Carvalho
  • 22 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Já imaginou como seria o seu emprego se o seu chefe tivesse o perfil de um dos vários selecionadores presentes no Mundial do Brasil?

A Michael Page (www.michaelpage.pt), empresa de recrutamento especializado de quadros médios e superiores, resumiu o perfil de liderança de vários selecionadores que estão presentes no Mundial de Futebol no Brasil, comparando a sua atuação com o estilo de gestão no mundo corporativo.

Paulo Bento – Portugal O selecionador Português revela uma postura algo defensiva e, em alguns casos, denota alguma falta de autoconfiança. Apesar de não ser propriamente um líder inspiracional (revela, por vezes, dificuldade em manter os jogadores motivados em competições de longo prazo), denota uma boa capacidade de gestão do grupo quando chegam as fases finais das competições, superando expectativas. Passando uma imagem de um homem genuíno, humilde e sério, tudo fará para conseguir um ambiente de harmonia e não perdoa quem renunciou à seleção no passado ou poderá afetar negativamente a equipa.

Perfil de liderança – Paulo Bento opta por centralizar as decisões e por trabalhar apenas com um grupo fechado, que conhece bem. Tem pouca tolerância para elementos que coloquem em causa a harmonia do grupo e não hesita em afastar elementos se acreditar que isso beneficiará a equipa. A falta de delegação pode afetar o funcionamento da equipa por ter elementos que se sintam pouco estimulados ou desafiados e que sintam que não merecem a confiança do líder. É um perfil que não corre riscos despropositados e não se posiciona além do exigido. Lidera através dos elementos mais importantes do grupo, dando-lhes autonomia e liberdade para decidir.

Luiz Felipe Scolari – Brasil O selecionador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, tem um estilo agregador e gosta de se rodear de pessoas de confiança para as posições-chave da sua equipa. Tem total firmeza ao estabelecer objetivos e metas, além de mostrar forte empatia pelos jogadores que, de facto, seguem as suas decisões e jogam pela equipa.

Perfil de Liderança – O estilo do selecionador brasileiro assemelha-se muito à liderança motivacional. É o tipo de gestor que exige resultados à equipa, mas que gosta de estar próximo dos seus subordinados. O bom ambiente é uma das premissas no trabalho. Exerce uma pressão psicológica positiva nos colaboradores.

Vicente Del Bosque – Espanha O treinador da seleção espanhola tem o perfil do líder discreto e conciliador. Com esse estilo, mantém a estabilidade num grupo marcado muitas vezes pela rivalidade entre madrilenos e catalães. Fiel à essência do toque de bola que marca esta geração, o técnico renova o grupo com jovens talentos que asseguram uma evolução tranquila rumo ao futuro.

Perfil de liderança – O técnico espanhol Del Bosque adota o estilo de liderança democrática ou participativa. Os membros da equipa são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isto não só aumenta a satisfação da equipa, como desenvolve uma consciência de conjunto que estimula a evolução dos colaboradores, formando sucessores e gerando uma maior motivação e sentimento de pertença à equipa.

Louis Van Gaal – Holanda Um homem direto e disciplinador. Assim é conhecido Louis Van Gaal, treinador da seleção holandesa. Fiel aos seus métodos, Van Gaal exige entrega total da sua equipa nos treinos e, principalmente, nos jogos. O holandês tem personalidade forte, sendo até polémico em algumas declarações. Essa mentalidade intransigente acaba por não agradar a todos os elementos da sua equipa.

Perfil de liderança – Van Gaal é nitidamente um líder autocrático. Exerce um nível elevado de poder sobre os membros da equipa. Os membros não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que estas sejam do interesse coletivo. Este tipo de liderança tende a desencadear elevados níveis de absenteísmo e de insatisfação.

E agora, com qual destes selecionadores se assemelha o seu chefe?

Fonte: Men's Health


 
 
 

Comentários


Posts em destaque
Posts recente
bottom of page