Os impressionantes cemitérios verticais de Hong Kong
- Gabriela Glette
- 17 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Com uma população de 7 milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Considerada uma das economias mais pulsantes da atualidade, a cidade é a segunda maior do mundo em densidade populacional. Enfrentando sérios problemas de falta de espaço, a solução encontrada foi investir em cemitérios verticais. Muitos deles construídos na década de 1980, eles ficam nas montanhas e chegam a ser assustadores.

A série de fotos Dead Space foi tirada durante 5 anos pelo fotógrafo Finbarr Fallon, especialista em registrar os grandes centros urbanos e suas peculiaridades. O foco aqui é apresentrar ao mundo o grave problema que Hong Kong enfrenta, já que está quase sem espaço para enterrar seus mortos. Pesquisas mostram que mais de 90% dos cemitérios da cidade já estão preenchidos, o que tem feito o governo incentivar a cremação.

Apesar de insólita, o artista explica o que o motivou a realizar a série: “Há muita coisa escrita sobre o crescimento de Hong Kong e achei fascinante que extrema densidade e verticalidade sejam uma característica definidora das habitações de Hong Kong, tanto para os vivos quanto para os mortos”.

Destacando a simetria repetitiva destes cemitérios, atualmente o preço de cada sepultura em cemitérios particulares supera o preço de uma casa, se comparado por valor do metro quadrado. No entanto, a construção de novos cemitérios é proibida na cidade, mais um indicador do tamanho do desafio que a região enfrentará nos próximos anos.

Os cemitérios e o Feng Shui
Engana-se quem pensa que eles foram sendo construídos despropositadamente e sem algum planejamento. A tradição chinesa do Feng Shui orienta que túmulos se localizem em encostas, com vista para as faixas litorâneas da cidade. Assim, o cemitério se desenvolve em curvas de nível, como se fossem grandes degraus. Lugares de respeito aos mortos e à tradição oriental, não é à toa que muitos turistas escolhem visitar estes cemitérios.


Comentários