Terremoto destrói monumentos históricos do Nepal Patrimônio Mundial da Unesco vira escombro na capit
- Rosa Carvalho
- 27 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

O terremoto que atingiu o Nepal e países vizinhos neste sábado (25) afetou diversos monumentos históricos do país, inclusive o Vale de Katmandu, que reúne 7 construções históricas reconhecidas pela Unesco como patrimônio mundial desde 1979.
Pontos turísticos mais visitados da capital, alguns palácios e templos das praças Durbar ficaram completamente destruídos. As edificações eram feitas de tijolos, pedra e madeira, com ornamentos coloridos.
Os templos representavam a influència do budismo e do hinduísmo na história do país de 28 milhões de habitantes, que vivem basicamente de agricultura e turismo.
Próximo à praça Durbar, a torre de Dharahara atraía milhares de turistas. Com 9 andares e quase 60 metros de altura, os visitantes podiam subir até o 8º para ter uma visão geral da cidade e dos edifícios.
Da torre, restou apenas a base com cerca de 10 metros de altura. A polícia estima que cerca de 200 pessoas estavam no monumento na hora do terremoto, de acordo com a agência Reuters. Pelo menos 10 corpos já foram retirados dos escombros, segundo um fotógrafo da France Press (AFP).
Não foi a primeira vez que a torre construída em 1832 veio ao chão por causa de um terremoto. A primeira foi em 1934, quando um abalo teve de magnitude 8,1 e provocou a morte de 10.700 pessoas no leste do país e na província indiana de Bihar.
Na capital, cidadãos e até turistas usavam as próprias mãos para retirar parte do que sobrou dos palácios e templos.


Número de mortos passa de 3 mil após terremoto no Nepal.Pelo menos 6.500 pessoas ficaram feridas, segundo o governo nepalês.Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem comida, água ou abrigo.

Comentários