top of page

Cemitur: “Cimetiere des Chiens”

  • Rosa Carvalho
  • 4 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

o primeiro cemitério público para animais!

cimetiere-des-chiens.jpg
Cimetière_des_Chiens_2,_Asnières-sur-Seine,_France_2013.jpg

Na cidade de Asnières-sur-Seine, próximo a Paris, encontramos o “Cimetière des Chiens et Autres Animaux Domestiques” (Cemitério de Cachorros e Outros Animais de Estimação), o cemitério de mascotes mais antigo do mundo. Mais comumente conhecido como Cemitério de Cachorros, este cemitério contém os restos mortais de milhares de cães, gatos, pássaros, coelhos, hamsters, cavalos e outros animais de estimação. Esse cemitério único atrai cerca de 3.500 visitantes por cada ano e reflete o vínculo afetivo entre o homem e o animal.

História do Cemitério de Cachorros

Em 1899, após a aprovação de uma lei que autorizava o enterro de animais, a jornalista Marguerite Durante e o advogado Harmois George decidiram criar o Cemitério de Cachorros e Outros Animais de Estimação em île des Ravageurs. Inaugurado esse mesmo ano, o cemitério conseguiu ser um verdadeiro sucesso. No ano de 1987 entrou na lista de monumentos históricos. Mais do que um cemitério, este lugar é cheio de emoções que refletem o amor que existe entre donos e seus animais.

Túmulos e Monumentos Famosos no Cemitério de Cachorros

Logo na entrada do cemitério está o monumento em honra a um cão chamado Barry, o qual morreu no século XIX. Ele pertencia aos monges do ”Hospice du Grand Saint Bernard” (Hospício do Grande São Bernardo) e sua missão era buscar viajantes perdidos em dias de tempestades.

Outro monumento, erguido em 1912, é dedicado aos cães farejadores da polícia como “Papillon”, um cão que serviu durante 8 anos ao Distrito XVI de Paris, e “Leo”, assassinado no dever de suas tarefas.

O cemitério guarda os restos de animais pertencentes a príncipes, duques e grandes personalidades francesas como Alexandre Dumas e Sacha Guitry. Entre os cãezinhos enterrados aí estão “Moustache” um cão herói do exército napoleônico, e “Prince of Wales”, um cão que participou em mais de 400 apresentações teatrais no palco do Théâtre du Gymnase. Podemos ainda ver o túmulo da estrela de Hollywood “Rin Tin Tin”.

No Cemitério de Cachorros e Outros Animais de Estimação estão enterrados alguns dos animais mais incomuns como Kiki O Macaco, Cocotte O Frango e a ovelha Faust!

Em 1958, um cachorro de rua morreu a frente do cemitério sendo posteriormente erguido um monumento em sua honra. Ele foi o número 40.000 na lista de animais enterrados no “Cimetière des Chiens et Autres Animaux Domestiques”.

Fonte: Local Nomad

 
 
 

Comentários


Posts em destaque
Posts recente
bottom of page